Educação Física 2º Ano – Abril

CADERNO DE ATIVIDADES
“CONECTANDO JACAREÍ”
ENSINO FUNDAMENTAL 
EDUCAÇÃO FÍSICA – ABRIL

Orientações para utilizar o caderno “Conectando Jacareí”
Todas as propostas de atividades estão preparadas para que a família possa praticar juntos com a(s) Criança (s).
Aproveite esse tempo prazeroso para ajudar a (s) criança (s) a aprender (em) brincando, contando suas histórias de infância, ou até mesmo, resgatando histórias de família, brincando e jogando juntos. 

Agradecimentos

A todos os Professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, que foram autores e colaboradores de todas as atividades contidas nesse caderno.

Organização
Equipe de Formação de Educação Física
Alex Sandro de Carvalho
Júlio César M. Moraes
Raquel Romana O. dos R. Pimentel
Supervisão Pedagógica de Esporte e Recreação
Patrícia Cambusano de A. e Silva

UNIDADE TEMÁTICA: CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE.

HABILIDADES

H1: identificar as sensações corporais durante a experimentação das danças e das ginásticas relacionando ao conhecimento sobre o corpo.
H2: Verificar e fruir sensações corporais durante a experimentação das danças e das ginásticas relacionando ao conhecimento sobre o próprio corpo e dos outros.

PRIMEIRA SEMANA

AQUECIMENTO 

Fazer o aquecimento como pede no vídeo, deixar a criança fazer apenas uma vez.

Brincadeiras e jogos lúdicos:

Início da brincadeira, combinar quem irá fazer a troca de comandos das atividades.

Primeira Brincadeira

1ª Atividade: a criança em pé fará a brincadeira do “morto vivo”, no movimento do “morto” irá se agachar, tocando suas mãos no chão, e no movimento do “vivo” irá levantar terminando com um salto para cima.

2ª Atividade: “panelinha de pressão”, o aluno em pé segurará no nariz, fazendo barulhinho de chiado, irá saltitar dando uma volta completa para o lado esquerdo ou direito.

3ª Atividade: “pipoquinha”, o aluno em pé, deverá saltar para cima no lugar com elevação dos joelhos.

Segunda Brincadeira

Material: 4 cabos ou vassouras ou rodos.

Formar um quadrado com o material no chão. Cada criança ocupará um lado do quadrado. Ao comando de “dentro ou fora”, eles irão saltar com os dois pés juntos para realizar o que está sendo pedindo. Poderá ser realizado com variação na velocidade do comando.

Terceira Brincadeira

Material: utilizar um cabo, vassoura ou rodo.

Segurar na vassoura e deixar o cabo para poder saltar. Passar o cabo pelo chão do direito para esquerdo como um pêndulo. A criança que estiver em pé deverá saltar com os dois pés cada vez que o cabo passar por baixo dela.

RELAXAMENTO 

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Yoga com histórias

Observação: assistir o vídeo a partir dos 03 minutos e 10 segundos

SEGUNDA SEMANA 

AQUECIMENTO 

Fazer o aquecimento como pede no vídeo, deixar a criança fazer apenas uma vez.

Dancinha do Corpo

FUNCIONAL KIDS

Alongamento: 

Em pé, segurando uma bola, esticar bem os braços para cima. Depois inclinar o tronco para direita em seguida para esquerda. Abaixar com as pernas retas levando a bola até o chão mantendo as pernas um pouco afastadas. Em seguida, leve a bola em um pé e depois para o outro pé, mantendo alguns segundos na posição. Afaste um pouco mais as pernas e deslize a bola entre as pernas, permanece um pouco e volte devagar. Repita os alongamentos.

Atividades: realizar todas as atividades fazendo 10 repetições, duas vezes cada exercícios.

1°- Elevação de bola: deitar com as pernas flexionadas e com as costas no chão, segure uma bola e realize movimento de supino (estique os braços e flexione os cotovelos).

2°- Bola lateral: sentado com as pernas cruzadas e coluna reta, segurar uma bola com as duas mãos e movimentá-la, girando o tronco para um lado e depois para o outro, encostando a bola no chão.

3°- Inclinação frontal: sentado com as pernas cruzadas, segurando uma bola com as duas mãos, inclinar o tronco para frente encostando a bola no chão. Voltar devagar.

4°- Rotação lateral: deitado de costa para o chão e joelhos flexionados, segurar uma bola, e com os braços esticados, girar o tronco para um lado até a bola encostar-se ao chão, voltar devagar e em seguida fazer do outro lado.

5°- Elevação de bola: deitar de costas para o chão, pernas flexionadas, segurar uma bola com os braços bem esticados, levar para trás da cabeça, até o chão. Voltar devagar e respirando.

6°- Agachamento: em pé com as pernas paralelas um pouco afastadas, segurando uma bola, abaixar levemente como se fosse sentar, voltar devagar e lançar para um amigo, que fará o mesmo movimento que você fez.

7°- Poli-chinelo: saltitando abrir e fechar braços e pernas, em movimentos rápidos.

8°- Corrida no lugar: realizar movimentos de corrida, fazendo elevação dos joelhos. 

Finalização

Alongamento: sentado com as pernas esticadas e unidas, levar uma bola até os pés alongando bem a coluna. Permanecer por alguns segundos.
Agora afastar as pernas e deslizar a bola para frente esticando o tronco. 

Ainda com as pernas afastadas, deslizar a bola até um dos pés e depois no outro. Voltar devagar, deitar e esticar bem os braços para cima e as pernas para baixo. Em pé, pernas levemente afastadas, encostar a bola no chão abaixando o tronco. Voltar e esticando bem o corpo para o alto. Respirar voltando bem devagar.

RELAXAMENTO 

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Yoga com histórias

Observação: assistir o vídeo a partir dos 03 minutos e 10 segundos

TERCEIRA SEMANA

AQUECIMENTO 

Fazer o aquecimento como pede no vídeo, deixar a criança fazer apenas uma vez.

Dancinha do Corpo

Imitando os bichos

Vamos lá!

Vamos fazer uma roda girando alegremente.

A dança do Jacaré quero ver quem sabe dançar, rebola pra lá, rebola pra cá e abre um bocão assim! (Faz a boca do Jacaré utilizando os braços e as mãos).

Remexe o rabo, nada no lago e dá a mão pra mim!

A dança da Cascavel quero ver quem sabe dançar, rebola pra cá, rebola pra lá, estica o pescoço assim, e sobe no galho (fazendo movimento de baixo para cima), balança o chocalho (dar uma reboladinha) e dá a mão pra mim!

A dança do Caranguejo quero ver quem sabe dançar, rebola pra cá, rebola pra lá, belisca meu pé assim, mexe com o olho, anda de lado e dá à mão pra mim!

A dança do Peixe-boi quero ver quem sabe dançar, rebola pra cá, rebola pra lá e abre a boquinha assim (fazer a boca de peixe), me dá um beijinho, nada um pouquinho e dá a mão pra mim!

A dança do Tuiuiú quero ver quem sabe dançar rebola pra cá, rebola pra lá, voa no ar assim e sobe um pouquinho e desce um pouquinho (com os braços abertos como se estivesse voando) e dá a mão pra mim!

A dança dá criançada quero ver quem sabe dançar, rebola pra cá, rebola pra lá, faz uma careta assim, da uma voltinha, sacode a cabeça e dá a mão pra mim!

Agora todos dançando no lugar.

RELAXAMENTO 

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Yoga com histórias

Observação: assistir o vídeo a partir dos 03 minutos e 10 segundos

QUARTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento como pede no vídeo, deixar a criança fazer apenas uma vez.

Dancinha do Corpo

Ginástica Infantil em Casa

Material utilizado: colchonete, toalha ou cobertor dobrado.

Colocar o material no chão, na horizontal.

1° atividade: trilha na floresta.

Se posicione próximo ao colchonete, correndo no lugar (terá alguns comandos).

Primeiro comando: uma pessoa fala para criança, poça, a criança pula em cima do colchonete (pisa na poça) e volta a correr no lugar fora do colchonete. Fala a palavra galho, a criança se abaixa com a mão na cabeça para não bater no galho, e volta a correr no lugar. Depois fala a palavra cobra, a criança dá um salto para trás fugindo da cobra, em seguida volta a correr no lugar.

2° atividade: vela humana.

A criança vai deitar no colchonete, estender as pernas para o alto e deixar os cotovelos no chão ao lado do corpo, encaixando as mãos nas costas, a cabeça e tronco ficam no colchonete. Se for difícil estender totalmente as pernas, pode flexioná-las e também se preferir pode deixar os braços apoiados no chão. Segura o movimento por 3 segundos e vai se levantar apenas com o impulso e força das pernas, mas se não conseguir levantar, pode ajudar com as mãos, colocando-as ao lado do corpo. Repetir os exercícios.

3° atividade: posição de praia.

Sentar no colchonete esticando as pernas, deixar os cotovelos apoiados no chão ao lado do corpo, tronco e cabeça elevados. Vai concentrar e tirar pouquinho as pernas e pés do chão, ficar por 3 segundos, em seguida, juntar os pés, flexionar os joelhos, trazendo próximo da barriga e rosto, ficar 3 segundos. Estender e retornar novamente.

4° atividade: prancha de apoio facial.

Ficar de barriga para baixo, com as mãos apoiadas no colchonete, braços estendidos, corpo reto e elevado, com a parte da ponta dos pés apoiados no chão. Agora tente descer os cotovelos um de cada vez, alternando os movimentos. Se não conseguir descer os cotovelos, pode ficar paradinho na posição durante o tempo
sugerido (3 segundos), volta e repete o exercício.

Vamos agora repetir todos os exercícios, porém na atividade trilha na floresta, você irá fazer variações.

1° variação: correr em volta do colchonete (podendo trocar o lado, no comando) e praticar igualmente o restante da atividade.

2° variação: correr com um pé só (pode trocar o pé de apoio, quando cansar) em volta do colchonete, e praticar igualmente o restante da atividade.

Finalizando a atividade, vamos relaxar.

Gira os braços para frente, e depois para trás, repetindo algumas vezes. Segure o pé encostando o calcanhar no bumbum e vai alternando, pegue e solte, repetindo algumas vezes. Depois trás o joelho aproximando da barriga, pegue e solta, também alternando o movimento e repetindo algumas vezes. Sente e abrace as pernas, flexionando os joelhos próximos da barriga e rosto. Agora fazer a borboleta, ficando com a coluna reta, depois volta e abraça as pernas novamente. Agora deitar e estender bem o corpo, depois trazer os joelhos próximos da barriga e abraçar as pernas.

RELAXAMENTO 

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Yoga com histórias

Observação: assistir o vídeo a partir dos 03 minutos e 10 segundos

QUINTA SEMANA 

ATIVIDADE PARA RECRIAR OU ADAPTAR AQUECIMENTO

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento como pede no vídeo, deixar a criança fazer apenas uma vez.

Dancinha do Corpo

Brincadeiras e jogos lúdicos

Início da brincadeira, combinar quem irá fazer a troca de comandos das atividades.

Primeira Brincadeira

1ª Atividade: a criança em pé fará a brincadeira do “morto vivo”, no movimento do “morto” irá se agachar, tocando suas mãos no chão, e no movimento do “vivo” irá levantar terminando com um salto para cima.

2ª Atividade: “panelinha de pressão”, o aluno em pé segurará no nariz, fazendo barulhinho de chiado, irá saltitar dando uma volta completa para o lado esquerdo ou direito.

3ª Atividade: “pipoquinha”, o aluno em pé, deverá saltar para cima no lugar com elevação dos joelhos.

Segunda Brincadeira

Material: 4 cabos ou vassouras ou rodos.

Formar um quadrado com o material no chão. Cada criança ocupará um lado do quadrado. Ao comando de “dentro ou fora”, eles irão saltar com os dois pés juntos para realizar o que está sendo pedindo. Poderá ser realizado com variação na velocidade do comando.

Terceira Brincadeira

Material: utilizar um cabo, vassoura ou rodo.

Segurar na vassoura e deixar o cabo para poder saltar. Passar o cabo pelo chão do direito para esquerdo como um pêndulo. A criança que estiver em pé deverá saltar com os dois pés cada vez que o cabo passar por baixo dela.

RELAXAMENTO 

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

Yoga com histórias

Observação: assistir o vídeo a partir dos 03 minutos e 10 segundos