Educação Física 4º Ano – Abril

CADERNO DE ATIVIDADES
“CONECTANDO JACAREÍ”
ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO FÍSICA – ABRIL

Orientações para utilizar o caderno “Conectando Jacareí”
Todas as propostas de atividades estão preparadas para que a família possa praticar juntos com a(s) Criança (s).
Aproveite esse tempo prazeroso para ajudar a (s) criança (s) a aprender (em) brincando, contando suas histórias de infância, ou até mesmo, resgatando histórias de família, brincando
e jogando juntos.

Agradecimentos

A todos os Professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, que foram autores e colaboradores de todas as atividades contidas nesse caderno.

Organização
Equipe de Formação de Educação Física
Alex Sandro de Carvalho
Júlio César M. Moraes
Raquel Romana O. dos R. Pimentel
Supervisão Pedagógica de Esporte e Recreação
Patrícia Cambusano de A. e Silva

UNIDADE TEMÁTICA: CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE.

HABILIDADES

H1: Identificar as diferentes habilidades motoras básicas envolvidas na ginástica, nas danças e nas lutas.
H2: Experimentar diferentes formas de aquecimento na prática de danças, lutas e ginásticas, reconhecendo a importância do mesmo

PRIMEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento como pede no vídeo, deixar a criança fazer apenas uma vez.

AQUECIMENTO EM CASA

GINÁSTICA ED. FÍSICA ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL (QUARENTENA):

Giros

Em pé, segurando uma bola ou um objeto. Elevar os braços segurando a bola e girar em 360° (uma volta inteira) tirando um dos pés levemente do chão.
Com objeto apoiado em uma das mãos e os braços estendidos a frente, fazer o giro de 360° equilibrando o objeto, repetir para o outro lado e trocar o apoio da mão. Segurando a bola mais perto do corpo, saltar e girar em 360°, fazer para a direita e esquerda. Em pé segurando a bola, abrir e fechar as pernas, saltando no lugar, estender e flexionar os braços a cada salto.

Em pé, colocar a bola entre as pernas, na altura dos tornozelos, saltar lançando a bola para as mãos tentando segurá-la. Segurando a bola com as duas mãos, braços estendido a frente do corpo, saltar elevando uma das pernas a frente. Em equilíbrio segurar a bola com as duas mãos, elevar uma das pernas para trás
estendida. Voltar a posição inicial e realizar com outro lado. 

Sentado, colocar a bola sobre os dois pés unidos, apoiar as mãos para trás no chão e estender as pernas, permanecer em equilíbrio e voltar a posição inicial.
Sentado colocar a bola entre os tornozelos, apertar bem, elevar as pernas, ficando de barriga para cima apoiando as mãos perto do quadril permanecer equilibrando, voltar a posição inicial.

Montando uma coreografia

Ao som de uma música você poderá elaborar uma coreografia ou seguir os seguintes movimentos:

Em pé e o corpo ereto elevar um dos braços lateralmente equilibrando a bola na mão, trocar de lado, elevando agora uma das pernas para trás, executar esse movimento para os dois lados. Apoiando a bola com uma das mãos e os braços elevados lateralmente no ritmo da música, elevar uma das pernas a frente, repetir com o outro lado.

Na posição em pé elevar os braços segurando a bola e ao mesmo tempo afastar as pernas. Com as duas mãos segurando a bola elevar os dois braços na altura dos ombros lateralmente, afastando as pernas simultaneamente, repetir do outro lado, depois fazer o mesmo movimento dos braços, mas agora para frente.

Em pé, rolar a bola entre os braços a frente do corpo, flexionando levemente os joelhos com as pernas unidas, logo após, passar a bola com auxílio das duas mãos pelo tronco até os quadris, depois passar entre as coxas elevando a perna, repetir do outro lado.

Em pé, com os pés unidos, segurando a bola com as duas mãos e braços estendidos, girar os braços a frente do corpo, logo após segurar a bola acima da cabeça com as duas mãos, saltitando e fazendo um giro de 360°.

Em pé, rolar a bola entre os braços a frente do corpo, flexionando levemente os joelhos com as pernas unidas, logo após, passar a bola com auxílio das duas mãos pelo tronco até os quadris, depois passar entre as coxas elevando a perna, repetir do outro lado.

Em pé, com os pés unidos, segurando a bola com as duas mãos e braços estendidos, girar os braços a frente do corpo, logo após segurar a bola acima da cabeça com as duas mãos, saltitando e fazendo um giro de 360°.

RELAXAMENTO

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

VOLTA A CALMA EM CASA

SEGUNDA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento como pede no vídeo, deixar a criança fazer apenas uma vez.

AQUECIMENTO EM CASA

Trabalhando o ritmo e a atenção

Coloque alguns arcos no chão, um na frente do outro.

A criança vai pulando com as pernas unidas dentro do arco de acordo com a quantidade de palmas que ouvir, deve prestar atenção nas pausas das palmas, ele vai se deslocando para frente. Ao final dos arcos, a criança volta realizando saltos, ele deve se abaixar, flexionar os joelhos com as pernas e pés unidos, colocar as mãos no chão e impulsionar para frente, até o início da atividade.

Agora de acordo com a ordem do novo comando, a criança inicia a atividade, pulando dentro do arco com os dois pés, e fora do arco com as pernas afastadas, sobre o arco.

Ficando atento a quantidade e as pausas das palmas. No final da atividade, a criança volta novamente saltando, da seguinte maneira, ela deve pôr as mãos no chão, deixar as pernas afastadas e retas, e saltar para frente até o início da atividade, sem flexionar os joelhos.

Agora nesta atividade, a criança vai saltar dentro do arco conforme o comando das palmas, mas com um pé só, e alternando. Chegando ao final a criança volta para o início saltando da seguinte forma, ela deve se abaixar com as pernas e pés unidos e com os joelhos flexionados, com os braços estendidos, deve tocar no chão e subir, fazendo um salto, estendendo totalmente o corpo para o alto.

Agora a criança vai repetir todos os exercícios da atividade, mas terá que ficar muito atento à quantidade e ritmo das palmas, pois agora as palmas do companheiro que está realizando a atividade com a criança, poderão ser batidas, rápido, devagar, lento, forte, fraco, mudando o ritmo salto.

Toda vez que terminar os saltos, a criança volta para o início da atividade repetindo os saltos.

RELAXAMENTO

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

VOLTA A CALMA EM CASA

TERCEIRA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento como pede no vídeo, deixar a criança fazer apenas uma vez.

AQUECIMENTO EM CASA

Lutas

1° luta: luta de dedão.

A criança fica de frente com seu colega, escolhe uma mão, vai esticar e colocar dedos com dedos, bem encaixado, deixando só o dedão levantado.
O objetivo é prender o dedão do adversário sem abrir a mão e sem usar outros dedos.
Pode repetir varias vezes a atividade. E também podem cruzar as mãos e fazer a atividade com as duas mãos.

2° luta: mãos quentes.

Uma pessoa ataca e a outra defende, se a pessoa que está atacando errar, inverte, quem está defendendo passa a atacar e quem está atacando passa a defender. Quem está atacando fica com as mãos viradas para cima e quem esta defendendo fica com as mãos viradas para baixo encostada nas mãos do outro. O objetivo, é quem esta no ataque, tem que tirar a mão e bater em uma das mãos da pessoa que está na defesa. Pode bater com uma mão, ou com as duas. Mas não é para machucar o adversário, o objetivo é ser rápido. O objetivo de quem está defendendo é tirar a mão antes que a pessoa acerte.

3° luta: luta pela bola.

Ambas ficam ajoelhadas, um de frente a outra. As duas pessoas seguram uma bola e ao comando, as duas irão fazer força e tentar tirar a bola da outra.
O objetivo é fazer que uma ou as duas mãos sejam retirada da bola. Não pode agredir o adversário. Apenas fazer movimentos de desequilíbrio e de tomada de objeto. Nunca pode ficar em pé, mas podem ficar sentado.

RELAXAMENTO

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

VOLTA A CALMA EM CASA

QUARTA SEMANA

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento como pede no vídeo, deixar a criança fazer apenas uma vez.

AQUECIMENTO EM CASA

Luta indígena Huka huka

Esta luta, também é uma brincadeira, de média distância, onde o objetivo dela é tocar no joelho do adversário.

A criança fica de frente para outra pessoa, e com um das mãos tenta encostar no joelho vezes conseguir encostar no joelho do adversário marcará um ponto.

Variações da luta (brincadeira) de média distância, com o objetivo de tocar partes do corpo da pessoa. Por exemplo: tocar no tronco, no ombro do adversário.
Outra forma é colocar prendedores na roupa, e tentar tirar o prendedor do adversário.

RELAXAMENTO

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

VOLTA A CALMA EM CASA

QUINTA SEMANA

ATIVIDADE PARA RECRIAR OU ADAPTAR

AQUECIMENTO

Fazer o aquecimento como pede no vídeo, deixar a criança fazer apenas uma vez.

AQUECIMENTO EM CASA

GINÁSTICA ED. FÍSICA ESCOLAR, ENSINO FUNDAMENTAL (QUARENTENA)

Giros

Em pé, segurando uma bola ou um objeto. Elevar os braços segurando a bola e girar em 360° (uma volta inteira) tirando um dos pés levemente do chão. Com objeto apoiado em uma das mãos e os braços estendidos a frente, fazer o giro de 360° equilibrando o objeto, repetir para o outro lado e trocar o apoio da mão. Segurando a bola mais perto do corpo, saltar e girar em 360°, fazer para a direita e esquerda. Em pé segurando a bola, abrir e fechar as pernas, saltando no lugar, estender e flexionar os braços a cada salto.

Em pé, colocar a bola entre as pernas, na altura dos tornozelos, saltar lançando a bola para as mãos tentando segurá-la. Segurando a bola com as duas mãos, braços estendido a frente do corpo, saltar elevando uma das pernas a frente. Em equilíbrio segurar a bola com as duas mãos, elevar uma das pernas para trás
estendida. Voltar a posição inicial e realizar com outro lado. 

Sentado, colocar a bola sobre os dois pés unidos, apoiar as mãos para trás no chão e estender as pernas, permanecer em equilíbrio e voltar a posição inicial.
Sentado colocar a bola entre os tornozelos, apertar bem, elevar as pernas, ficando de barriga para cima apoiando as mãos perto do quadril permanecer equilibrando, voltar a posição inicial.

Montando uma coreografia

Ao som de uma música você poderá elaborar uma coreografia ou seguir os seguintes movimentos:

Em pé e o corpo ereto elevar um dos braços lateralmente equilibrando a bola na mão, trocar de lado, elevando agora uma das pernas para trás, executar esse movimento para os dois lados. Apoiando a bola com uma das mãos e os braços elevados lateralmente no ritmo da música, elevar uma das pernas a frente, repetir com o outro lado.

Na posição em pé elevar os braços segurando a bola e ao mesmo tempo afastar as pernas. Com as duas mãos segurando a bola elevar os dois braços na altura dos ombros lateralmente, afastando as pernas simultaneamente, repetir do outro lado, depois fazer o mesmo movimento dos braços, mas agora para frente.

Em pé, rolar a bola entre os braços a frente do corpo, flexionando levemente os joelhos com as pernas unidas, logo após, passar a bola com auxílio das duas mãos pelo tronco até os quadris, depois passar entre as coxas elevando a perna, repetir do outro lado.

Em pé, com os pés unidos, segurando a bola com as duas mãos e braços estendidos, girar os braços a frente do corpo, logo após segurar a bola acima da cabeça com as duas mãos, saltitando e fazendo um giro de 360°.

Em pé, rolar a bola entre os braços a frente do corpo, flexionando levemente os joelhos com as pernas unidas, logo após, passar a bola com auxílio das duas mãos pelo tronco até os quadris, depois passar entre as coxas elevando a perna, repetir do outro lado.

Em pé, com os pés unidos, segurando a bola com as duas mãos e braços estendidos, girar os braços a frente do corpo, logo após segurar a bola acima da cabeça com as duas mãos, saltitando e fazendo um giro de 360°.

RELAXAMENTO

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

VOLTA A CALMA EM CASA

Adaptações e Variações de materiais

Obs.: O material pode ser adaptado com o que se têm na casa:

Tapete: pode ser lençol, cobertor, etc.
Bolinha: pode ser de papel, papel alumínio, papel e fita crepe pintado por fora com guache
ou caneta hidrográfica colorida.
Bambolê: usar uma corda, tiras de tecido amarradas (formando uma “corda”), barbante,
fita crepe, bacia rasa, etc.
Cadeiras: bancos ou objetos que podem ser usados como marcação.

SUGESTÃO: JUNTO COM SEUS ALUNOS CRIE E RECRIE ESSA ATIVIDADE AUMENTANDO A DIFICULDADE OU ESCOLHENDO OUTRAS HABILIDADES MOTORAS OU JOGOS PARA DEIXAR ESSA AULA AINDA MAIS DIVERTIDA.