Educação Física 1° Ano – Março

EXPERIMENTAR

 

SEMANA: 01 a 05 de março

 

Fazer o alongamento como pede se no vídeo, deixar a criança fazer apenas uma vez.

 

 

 1 – ALONGAMENTO

 

 

 

Estique os braços para o alto, bata palmas e de pulinhos…

Abra os braços e balance para cá e para lá como se fosse um avião, e depois gire como liquidificador!

Fazer polichinelo…

 

Depois sentar para alongar: esticar as pernas e segurar os pés com as mãos, respirar e repetir o movimento.

Deixar a criança repetir quantas vezes quiser.

2 - Jokempô Gigante

As atividades dos vídeos estão relatadas abaixo.

Variações do jogo do Jokempô:

         1° Variação: Jokempô Gigante

Faz a simulação com o corpo, sendo que as formas ficarão assim:

A forma de pedra: a pessoa se abaixa abraçando as pernas;

A forma de papel: a pessoa abre as pernas e braços;

A forma de tesoura: a pessoa fecha a perna e fica com os braços elevados em X.

A pedra vence a tesoura, a tesoura vence o papel, e o papel vence a pedra. Agora é só jogar.

2° Variação: Corridapô

Fazer um percurso com bambolê. Uma pessoa fica em uma ponta e a outra em outra ponta do bambolê. Ao comando saem correndo pisando dentro dos bambolês. Ao encontrar-se, joga-se Jokempô, quem vencer continua correndo dentro do bambolê e quem perdeu, deverá voltar para seu início, mas correndo por fora do bambolê. Se este chegar em tempo joga se novamente o Jokempô, se não chegar, quem está correndo dentro do bambolê vence fazendo um ponto, podendo reiniciar o jogo.

3° variação: Jokempô com dados

Formar 2 fileiras com bambolês uma do lado da outra, com um participante em cada ponta. Ambos jogam seu dado (no dado deve ter o desenho de pedra, papel, tesoura)  no bambolê da frente e quem vencer caminha um bambolê à  frente. E assim sucessivamente. Vence quem chegar primeiro.

 

Adaptações e Variações de materiais

Obs.: O material pode ser adaptado com o que se têm na casa:

 

Bambolê: usar uma corda, tiras de tecido amarradas (formando uma “corda”), barbante, fita crepe, bacia rasa, etc.

Realizar apenas uma vez para a criança descansar.

 

 Yoga

As atividades dos vídeos estão relatadas abaixo.

Aqui vamos nos preparar para realizar movimento de alongamento da Yoga.

Espreguiçar o corpo bem longo, para os dois lados.

Dar uma bocejada bem grande.

Deixar os pés próximos, entrelaçar os dedos para trás, levantando os braços, abaixando se para frente. Respirando devagar e vai voltando, se desenrolando, a última a chegar, é a cabeça.

Primeira postura da yoga: Árvore em pé com as mãos unidas, sobe bem alto esticando os braços para cima, agora sobe um dos pés, fazendo o 4 (sola do pé no joelho), e fica na posição, respirando devagar. Depois troca de pé. Imagine que você é uma árvore bem alta, linda, forte com as raízes bem lá na terra.

Agora a postura do Leão: no chão sente nos calcanhares com espacinho entre os joelhos, coloque as mãos neste espacinho, olhe para frente arregale os olhos, abra a boca bem grande com a língua para fora e dê um mugido bem forte, como se fosse um leão!

Agora a postura da Criança: ainda sentada no calcanhar, coloca os bracinhos para trás e encoste a testa no chão e respire devagar. Esta postura é para você relaxar, você lembra quando você estava na barriga da mãe antes de nascer!

Volta bem devagar, a cabeça é a última que chegar, inspira e expira!

 

Hoje vocês conheceram 3 posturas da Yoga.

DESAFIO PARA ENVIAR AO PROFESSOR: CONTAR sobre uma BRINCADEIRA que mais gosta.