Jacareí Cidade Leitora

O Programa Jacareí Cidade Leitora é uma iniciativa implementada pela Secretaria Municipal de Educação, com objetivo de fomentar a leitura na cidade de Jacareí, apoiando tanto as boas práticas já existentes, como estimulando o surgimento novas ações que privilegiem o hábito da leitura.

O programa possui duas frentes de atuação. A primeira delas está relacionada com a Rede Pública Municipal de Ensino e seus mais de 1.500 educadores e 22.000 alunos, por meio do estimula à leitura em todas unidades educacionais municipais, desde a creche, passando pela Educação Infantil, Ensino Fundamental I e chegando até o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

A segunda frente relaciona-se com as Bibliotecas Municipais, por meio de inciativas assentadas na premissa que tais instituições possuem uma forte vocação para a transformação social. Assim, as Bibliotecas passam a ser pensadas como “Bibliotecas Vivas”, ambientes fluídos e pensados de maneira a possibilitar a apropriação dos espaços, bem como despertar e favorecer a leitura.